quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Mobilidade Articular

 

A mobilidade articular tem como objetivo melhorar o padrão de movimentos que realizamos no dia a dia, como também na prática esportiva. Porém, para que isso seja possível, é importante trabalhar também a flexibilidade, que se relaciona com os tecidos moles, como os músculos.

Por que é importante treinar a mobilidade?

Os exercícios de mobilidade podem ser trabalhados em todas as articulações, como as dos joelhos, tornozelos e ombros. Dessa forma, eles estimulam a produção do líquido sinovial, que é responsável pela lubrificação das articulações, diminuindo a possibilidade de impactos, processos degenerativos e, consequentemente, da dor causada por essas condições. Além disso, outros benefícios que o treino de mobilidade também proporciona são:

🔸Prevenção de lesões: a realização de movimentos de forma errada pode causar lesões graves. Para evitar isso, é importante realizar os exercícios de mobilidade, que ajudam a tornar as articulações mais resistentes, adequando-as às atividades do dia a dia.

🔸Aumento da eficiência do movimento: estimular as articulações impede que elas fiquem enrijecidas. Dessa forma, os movimentos podem ser executados de forma plena e suave.

🔸Melhora da performance: se as articulações estão estabilizadas e os grupos musculares estão ativados, é possível suportar mais cargas, o que melhora a performance nos treinos.

🔸Manutenção da amplitude de movimento: para que as articulações mantenham sua amplitude de movimento, é importante realizar os exercícios de mobilidade.

Além disso, quando possuímos estabilidade nas articulações, adquirimos mais segurança e facilidade para executar os movimentos.

Gostou do conteúdo? Então salva e compartilha com o amigo que pode se beneficiar como você🍀

segue a gente no instagram @afpreparacaofisica

Nenhum comentário:

Postar um comentário